Nasceu para vencer

28 anos de estrada

e

à serviço do Processamento de Dados

Fiat Lux. Não, não se fez a luz. Tudo começou num pré-histórico CPD, cercado daqueles montros alcunhados  por mainframes de diversas procedências, IBM, Burroughs, Cobra e outros fósseis do gênero. Por seis longos anos, ao tempo em que cursava, cursava e cursava, em Salvador e Recife, digitou, operou e desenvolveu inúmeros sistemas em linguagens de programação em plataformas de grande porte. Era a LTD. Chegaram os microcomputadores e logo em seguida o PC, a migração foi rápida e definitiva e, com ela, a fase do ensino.

Ilustrando cérebros desde 1984 quando ministrou  seu primeiro curso aberto ao grande público, na cidade de Salvador, na Boa Terra.

No início foi o Basic ah! velho e bom basic. O dBase II um 8 bits arretado!!!, passando em seguida pelo Cobol, Pascal, Basica, dBase III, dBase III Plus (interativos e programados), GWBasic, Clipper Autumn, Clipper Summer 87, Turbo C, Qbasic, Fox, Fox Pro, Open Access, dBase IV, dBase V, Clipper 5.0 / 5.01, Visual Basic 3.0, Visual Basic 4.0, Visual Basic 5.0, Delphi 3.0, Delphi 4.0, Visual Basic 6.0 e, finalmente, chegando aos dias de hoje com mais outros aplicativos visuais, o Microsoft Front Page 2003 e o Dreamweaver 7.0 para Web (o software do desenvolvimento deste site).

As linguagens de programação acima se fizeram acompanhar, no dia a dia, ao longo dos anos, de outros softwares tanto no desenvolvimento quanto no ensino:

Processadores de Textos

Write, Writer, Word, Redator, Ventura (era mais que um editor de texto apenas), WordPerfect, Redator, Carta Certa, Wordstar, Unitexto e o integrado Open Access ..

Utilitários

Side Quick, Formtool, PcTools, Formax, Norton Utilitário.

Planilhas Eletrônicas

VisiCalc, SuperCalc, Lotus 123 e Simphony, Quattro Pro, Excel e o integrado Open Access

Apresentação

StoryBoard

Autoria

AuthorWare e ToolBook

Editoração Eletrônica

Pagemaker

Perdoe-nos a paixão. Fiel ás cores, na qualidade de um tricolor arretado, deixei-me levar pelo coração

BBBAAAAHHHÊÊÊÊAAAAA!!!!

Sistemas Operacionais

CP/M, SIM/M, DOS nas versões:1.0, 2.0. 2.2.... até o 7.0, nesse ínterim, quando do racha  de Bill Gates com a IBM e a Novell ocorreram as mudanças dos nomes: MS-DOS, IBM-DOS (PC-DOS) e DR-DOS.

Outros

CorelDraw, FrameWork, Works.

Palestras sobre segurança dos dados, principalmente com relação aos vírus (Ping Pong, o malvado Stoned e o carrancudo Jerusalem [Jeru]), que, àquele tempo (1986-1989), bagunçavam  as incipientes plataformas existentes. Era a época da reserva de mercado.

É uma longa caminhada tendo sempre como lema nunca dar ouvidos a pretensos "sabe tudo", boquirrotos gabolas, que, no fundo, são apenas neófitos deslumbrados.: