BREVE HISTÓRICO DE GUAYARAMERIN - BOLÍVIA
Praça

Gusyaramerin, Beni-Bolívia, é considerada uma das cidades fronteiriças mais progressistas do Território Boliviano.

A Lei do 19 do janeiro de 1900 é criada implantando assim a Província Vaca Dioz. Em 22 do setembro do 1915 - "Puerto Sucre", muda do nome para Guayaramerin.

O município tem as seguintes coordenadas geográficas:

LATITUDE: 10 48' SUL

LONGITUDE: 65 22' Oeste

ALTITUDE: 172 m acima do nível do mar.

Atualmente considera-se que Guayaramerin-Beni (Bolívia) tem 35.OO0 habitantes e 10.OO0 m2 de extensão.

Conta com excelentes serviços públicos como:
    • iluminação pública
    • Telefone
    • Comunicação Via. satélite
    • Quatro Canais do T.V, e várias estações de rádio
    • Água Encanada, etc.

Três importantes Empresas Aéreas atendem com regularidade aos serviços de passageiros e cargas. A população conta também com toda a estrutura administrativa de uma cidade, destacando-se o serviço de educação que abrange desde o pré-básico até o curso técnico superior de ensino.

Em Guayaramerin o turista pode fazer as suas compras, pois esta cidade oferece uma vasta gama de importados; Eletro-eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, sapatos, artigos de cama, mesa e banho, etc.

Também conta com hotéis três estrelas, pousadas restaurantes, discotecas, karaokês de ótimo atendimento. E um cassino.

Além das compras, Guayaramerin oferece ao turista suas belas praias, nos meses do junho a outubro, onde, a pesca é farta. Nesta mesma época do ano existem excursões pelos rio que penetram na imponente selva para admirar as árvores centenárias, como as castanheiras, seringueiras, etc,

0 espetáculo cotidiano que oferecem a saída e chegada de embarcações, no majestoso Mamoré é belíssimo, elevando aos céus da Bolívia suas vozes metálicas de integração que fazem possível o trabalho, o progresso e o amor. Seu transporte fluvial, aéreo e terrestre, fazem que a comunicação entre os povos da grande Amazônia Boliviana e países vizinhos seja fluida e constante. E aí, imponente, orgulhosa e totalmente branca ergue-se a Terminal Portuária, ressaltando a soberana beleza desta fronteira, de nobreza multinacional e ambiente-hospitaleiro.

Um pouco mais para lá o rio IATA, com seu esplendor de aves e borboletas, prelúdio de grandeza e prestígio de CACHUELA ESPERANZA (Cachoeira Esperança), que guarda sua bela tradição, riqueza natural e a lembrança de seu remoto império econômico mantido pela desaparecida e poderosa Casa Suarez Irmãos, que teve seu declínio graças ao impulso de medidas políticas do passado.

Apesar de tudo, a perene beleza primaveril de CACHUELA ESPERANZA, distante 44 Km de Guayaramerin. não poderá sucumbir perante o egoísmo dos homens sem coração, por que a cachoeira que lhe deu seu nome, sempre lhe dará o brilho eterno de sua poderosa e soberana beleza saturada de brisa e humildade.

Dados retirados do Resumo histórico da Alcaldia Municipal de Guayaramerin - Beni - Bolívia.

Comercio
Foto 001 Foto 002 Foto 003 Foto 004 Foto 005 Foto 006 Foto 007 Foto 008 Foto 009 Foto 010